Brasil é reconhecido como exportador de cacau de qualidade
- Choco News

- 19 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Conselho Internacional do Cacau divulgou a definição durante evento em Madagascar, na África Ocidental
Por Rafael Walendorff — Brasília
19/06/2023 17h16

O Brasil foi reconhecido pela segunda vez como país exportador de cacau com 100% de qualidade. O reconhecimento ocorreu em Madagascar, na África Ocidental, em um evento do Conselho Internacional de Cacau, na semana passada.
O órgão emitiu uma recomendação internacional para que o Brasil seja mantido como exportador exclusivo do produto. Também foi reconhecido o dinamismo da indústria brasileira do setor, principalmente as características únicas da fruta do bioma amazônico.
"Temos grandes oportunidades de mercado com o cacau brasileiro - o único que integra o alto nível de qualidade reconhecido neste momento, como também práticas socioambientais únicas no mundo", declarou em nota a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Renata Miranda.
Vendas
O Brasil exportou 84,7 mil toneladas de cacau e seus derivados em 2022. Os negócios renderam US$ 345,6 milhões, de acordo com a plataforma Agrostat, do Ministério da Agricultura. Entre os destinos, estão Argentina, Chile, Estados Unidos e Países Baixos.
A reunião em Madagascar teve a participação de representantes e pesquisadores dos países exportadores de cacau. Os especialistas deliberaram sobre a revisão do anexo "C" do Acordo Internacional do Cacau, de 2010.
O conselho avaliou as especificidades do produto de 29 países da América do Sul, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania. Destes, apenas oito tiveram aprovação total.
Nos relatórios também foram observadas a economia sustentável, a viabilidade econômica e a responsabilidade social em todas as fases da cadeia de produção.









Comentários