top of page

Cacau em Minas Gerais: jovens produtores participam de imersão na cadeia

Foco do programa é incentivar sucessão familiar e boas práticas agrícolas

Por Marcos Fantin São Paulo

11/05/2025 10h19


Jovens produtores de cacau de Minas Gerais em capacitação — Foto: Nestlé/Divulgação
Jovens produtores de cacau de Minas Gerais em capacitação — Foto: Nestlé/Divulgação

O estado de Minas Gerais recebeu a sexta edição do Programa ‘Cacauicultores do Futuro’, promovida pela Nestlé Brasil em parceria com o Instituto Ampliê. Entre os dias 6 e 8 de maio, 40 jovens produtores rurais e estudantes interessados na cadeia do cacau foram capacitados com foco no incentivo à sucessão familiar, adoção de práticas agrícolas sustentáveis e uso de tecnologias no campo.


O projeto, realizado na cidade de Janaúba, faz parte do programa de sustentabilidade ‘Nestlé Cocoa Plan’. A localização foi selecionada estrategicamente, já que a região norte de Minas Gerais tem se consolidado como uma das novas fronteiras agrícolas para o cultivo do cacau.


“Essa iniciativa é um compromisso da Nestlé com a formação de novas lideranças no campo, contando com palestrantes renomados e apresentando soluções inovadoras para a produção do cacau”, disse Igor Mota, gerente de agricultura para cacau na Nestlé Brasil.

Com essa edição, o programa já impactou cerca de 240 jovens no Brasil, com edições anteriores realizadas no Espírito Santo, Bahia, Pará e Rondônia.


O apicultor Jonathan Rosa, de 27 anos, do município de Poté (MG), viajou cerca de 700 km para participar da imersão. “Saio daqui com o objetivo de ser um modelo na cacauicultura na minha região”, disse ele que ingressou na cadeia há pouco tempo.


Já Marina Nunes, de 22 anos, de Jordânia (MG), vem de uma família com propriedade que já produz cacau em consórcio com banana. “A minha família já está há 60 anos nessa área e começou com leite e café, com o meu avô. O meu pai foi introduzindo o cacau aos poucos. Cresci vendo esse processo e acabei criando uma paixão por essa cultura. Por isso, a capacitação foi uma experiência incrível”.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

AVALIE, CURTA E DEIXE SEU COMENTÁRIO NAS PUBLICAÇÕES

 ative aqui gratuitamente seu acesso de membro 

  @ 2025 por Chocolacultura, desde 2013  

bottom of page