top of page

Pesquisa aponta aumento de 16% no consumo de orgânicos no Brasil

No geral, 36% dos entrevistados se declaram consumidores desses produtos; Nordeste lidera entre as regiões, com 45%

Por Eliane Silva — Ribeirão Preto (SP)

19/06/2023 16h59

Feira de produtos orgânicos e naturais realizados no Anhembi, em São Paulo, entres os dias 14 a 17 de junho — Foto: Divulgação
Feira de produtos orgânicos e naturais realizados no Anhembi, em São Paulo, entres os dias 14 a 17 de junho — Foto: Divulgação

A cada mil brasileiros, 360 pessoas (o equivalente a 36%) se declararam consumidores de produtos orgânicos, segundo a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizada pelo Instituto Organis, associação de promoção dos orgânicos.

O levantamento também apontou um crescimento de 16% no consumo desse tipo de alimento no Brasil nos últimos dois anos.


Os resultados foram apresentados na BioBrazil Fair e Naturaltech, eventos do setor de produtos orgânicos e naturais realizados no Anhembi, em São Paulo (SP), entres os dias 14 a 17 de junho.


“Hoje, o Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores consumidores mundiais de produtos naturais. A BioBrazil Fair e a Naturaltech ajudam a potencializar este mercado, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro”, disse em nota Valeska Oliveira, organizadora da feira.


Nordeste lidera


Uma das surpresas da pesquisa realizada pelo Instituto Organis, feita a cada dois anos em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, foi a liderança de consumo desses produtos na região Nordeste, que passou de 32% em 2021 para 45% neste ano.


Em segundo lugar, aparece a região Centro-Oeste com 42% na pesquisa atual, ante 39% no levantamento anterior, seguido pelo Sudeste, que passou de 26% para 30%. Na região Norte, o consumo subiu de 15% para 16% e a região Sul manteve em 39%.

Cobi Cruz, diretor do instituto, diz que um dos principais motivos para o aumento no consumo de alimentos orgânicos é a associação direta com uma opção mais saudável. “Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva.”


Ele destaca que, além da saudabilidade, há uma crescente conscientização sobre o meio ambiente, principalmente entre a população mais jovem, que busca alimentos, bebidas e outros itens, como vestuário e cosméticos, mais naturais, sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal.


Pesa no aumento do consumo também serem produtos de empresas atentas a todas as questões de ESG, como inclusão social, a geração de novos negócios, o desenvolvimento econômico de diversas áreas e a sustentabilidade do planeta.


Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface — Foto: Divulgação
Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface — Foto: Divulgação

Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.

O levantamento apontou também a necessidade de divulgar e ampliar a variedade de produtos orgânicos disponíveis, como carnes, leite e derivados, vinhos, óleos, farinhas, matinais, grãos e açúcar, inclusive em suas versões industrializadas.


Preço


Cruz diz que, embora o preço ainda seja um ponto relevante entre os compradores, os consumidores reconhecem as razões para os valores mais elevados desses produtos e 43% se dizem dispostos a pagar em torno de 20% a mais pelos alimentos orgânicos.


As características gerais de uma produção orgânica são: não prejudicar o meio ambiente e comprometer os recursos naturais; não prejudicar as espécies de animais e plantas locais; não degradar o solo; respeitar os trabalhadores, suas condições de trabalho e seus direitos; não cultivar transgênicos e não usar agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas.


Para serem reconhecidos como orgânicos, os produtos demandam certificação concedida por auditoria ou do tipo participativa (grupo de produtores criam a certificação). Há também a categoria do OCS (Organismo de Controle Social), em que o produtor da agricultura familiar só pode vender para o consumidor final.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

AVALIE, CURTA E DEIXE SEU COMENTÁRIO NAS PUBLICAÇÕES

 ative aqui gratuitamente seu acesso de membro 

  @ 2025 por Chocolacultura, desde 2013  

bottom of page